Skip to content

Asturias

Uma viagem às Astúrias é bem mais do que uma imersão num inestimável património natural de que é ex-libris a cordilheira dos Picos da Europa. Oviedo, a capital das Astúrias, Gijón e Avilés formam uma espécie de triângulo dourado para o visitante. Um roteiro de viagem por uma das belas regiões de Espanha, ao encontro das terras altas dos Picos da Europa, das pequenas aldeias de montanha e, claro, de um copo da inevitável sidra. Se queres compreender as Astúrias, tens de entender os três M: Mar, Montanha e Maçã.

As curvas apertadas, montanha acima, são passerelle para a elite do ciclismo mundial desde 1983, quando a Volta à Espanha aqui terminou pela primeira vez. De Cangas de Onis num instante se chega à gruta de Covadonga, local histórico e religioso. Terá sido aqui que Dom Pelayo, primeiro rei das Astúrias, se refugiou com os seus homens na Batalha de Covadonga, o primeiro passo para a  reconquista cristã da Península Ibérica no século VIII. A Virgem Maria tê-lo-á ajudado e hoje visitar a gruta – La Santa Cueva – é tradição. Para os asturianos, principalmente, mas também para todos os turistas que aqui chegam e deslumbrar-se com a construção e com a natureza sem ninguém por perto.

Casielles, o mini Alpe D´Huez Asturiano.

Ao longo do famoso rio Sella corre a espetacular estrada Los Beyos Gorge . Quem não atravessou este troço não pode orgulhar-se de conhecer as Astúrias, dizem os locais. Aqui, no meio da garganta, a meio caminho entre Cangas de Onís e Riaño, uma estrada estreita que nem mesmo o carro do GoogleMaps ainda ousou passar inicia a espetacular subida até Casielles. As rampas são implacáveis. O primeiro, 18%, não será o pior, em alguns trechos o declive chega a 21% de desnível. Fica a 3 quilômetros em direção ao céu, com uma curva em ferradura a cada 130 metros e com uma inclinação média que beira 13%. Acima está Casielles, uma cidade desabitada em uma das áreas mais inacessíveis dos Picos da Europa.

Uma maravilha natural das Astúrias escondida no meio das montanhas.

De bicicleta subindo os Lagos de Covadonga, vencendo um desnível de mais de mil metros. Pelo caminho passamos pelo Mirador de la Reina, um fantástico mirante virado a norte. No percurso, os alcantilados rochosos de impressionante recorte alternam com vales e encostas onde se pode observar florestas de faias, tílias e azevinho. A pouco mais de mil metros de altitude surge o Lago Enol e logo a seguir o Lago Ercina, de origem glaciar.

Assim como o L’Angliru, possui rampas de mais de 20% de inclinação. É incrivelmente pitoresco e até mesmo foi descrito como sendo mais parecido com o terreno alpino da França. Na verdade, não pareceria fora do lugar se fosse colocado ao lado de L’Alpe d’Huez ou do Galibier. Com 6,65 km de comprimento, seu pendente atinge a média de 11,2%, com o último quilômetro em média acima de 13%, com um gradiente máximo de 24%. Portanto, embora tenha apenas metade do comprimento o L’Angliru, certamente rivaliza em termos de declive de subida. Há algumas secções que se nivelam, oferecendo uma pausa muito necessária, mas são muito curtas.  A subida realmente começa a ficar mais íngreme quando se passa pela última vila e fica mais difícil quando mais perto do topo.

La Cubilla

La Cubilla é uma das subidas mais longas das Astúrias. Com 30 km de comprimento, oferece um cenário espetacular típico da região montanhosa das Astúrias e sem a presença de algum tipo de automóveis.

Certamente não é a subida mais difícil em termos de percentagem, com apenas um punhado de rampas curtas chegando a 10%. Na verdade, a percentagem média é de apenas 5%, mas isso deve-se principalmente aos primeiros 10 km que dificilmente atingem mais de 2,5%. No entanto, após 27,6 km de escalada, suas pernas provavelmente ficarão aliviadas ao chegar ao topo.

As condições da estrada são muito boas, mas há um ou dois trechos acidentados. É uma das minhas subidas favoritas e o topo lembra-me um pouco o Tourmalet e as vistas são verdadeiramente deslumbrantes.

Tenebredo, Ermita de Alba, La Cobertoria, Alto del Gamoniteiro.

La Cobertoria é uma subida habitual na La Vuelta, quer seja subida por Pola De Lena ou por Santa Marina, a subida tem cerca de 9 km e uma pendente de 8.5% média. La Cobertoria é famosa por anteceder sempre a uma chegada quer no Angliru, Ermita D’Alba ou como este ano no Alto de Gamuniteiro

O Gamoniteiro por si só tem 7 km de comprimento e uma média de 10%, então é certamente difícil, é a montanha de montaria mais alta das Astúrias. O pico é bem conhecido por abrigar a antena que fornece o sinal de TV para as Astúrias. As vistas da subida são impressionantes e a paisagem para baixo é deslumbrante.

As pendentes são bastante fáceis no início, mas logo aumentam para dois dígitos e permanecem assim na maior parte da subida com várias seções onde as rampas chegam a 17% de inclinação. A estrada, embora estreita, é surpreendentemente boa. No entanto, existem duas seções curtas de cimento realmente irregulares que são terríveis. Para piorar a situação, ambos estão em partes muito íngremes da subida, sendo assim realmente difíceis de trepar. Durante esta subida por ser uma chegada da etapa de La Vuelta não iremos deparar-nos com animais tais como cavalos, entre outros bovinos na sua atividade normal de pastorícia, mas iremos certamente vibrar com o público asturiano a pautar e a aplaudir durante demolidora subida Alto do Gamboniteiro

Alto do Naranco

El Naranco é uma subida icônica que aparece frequentemente na Vuelta a Espanha ao longo dos anos e fez um retorno bem-vindo em 2013 com Joaquim Rodriguez vencendo a etapa.

Não é uma subida tão longa nem íngreme, mas sua localização, com vista para Oviedo, tornou-a a escalada famosa que se tornou. Na verdade, desde 1941 a ‘subida de Naranco’ tem sido um dos principais desportivos na Espanha, embora agora tenha sido incorporada à Vuelta de Asturias.

Embora haja duas pequenas seções que chegam a dois dígitos, o resto da subida nunca chega a muito mais do que 8%, com os primeiros 2 quilômetros nem chegando a 6%. A distância da escalada depende de onde você chama o ponto de partida e de chegada.

No cume, você chegará à estátua de Cristo chamada ‘O Sagrado Coração de Jesus’, que contempla Oviedo desde 1951.

Esta subida tem uma beleza imensa pois quando se chega ao cume da montanha é possível ver Oviedo de cima o que nos transmite uma sensação de liberdade e satisfação.

Este Website utiliza Cookies para lhe proporcionar a melhor experiência de utilizador. Se continuar a navegar, está a dar o seu consentimento à aceitação dos referidos Cookies, e à aceitação da nossa política de cookies.